Após a confirmação da vitória de Donald Trump como novo presidente dos Estados Unidos, após ultrapassar a marca dos 270 delegados eleitorais conquistados na eleição presidencial, o republicano nomeou os integrantes que participação da equipe de transição.
De acordo com a agência norte-americana CBS, a transição do atual governo Joe Biden para o retorno de Trump como mandatário deverá ser iniciado ainda nas próximas horas, em uma propriedade do presidente eleito em Palm Beach, no estado da Flórida, conhecida como Mar-a-Lago.
A equipe de transição terá a coordenação de Robert F. Kennedy Jr. - um dos principais defensores do movimento antivacina nos Estados Unidos - e Tulsi Gabbard, ex-democrata e apoiadora de Joe Biden, com passagem pela Câmara dos Representantes que atualmente integra o partido Republicano.
Além destes, também estarão presentes na equipe de transição os filhos do presidente eleito, Donald Trump Jr. e Eric Trump, além do vice-presidente eleito e atual senador J. D. Vance.
Trump e o novo mandato
Além de ultrapassar os 270 delegados eleitorais, Trump encontra-se com cinco milhões de votos a mais que Kamala Harris e é provável que o republicano seja o candidato presidencial mais votado pela primeira vez desde que o empresário passou a disputar a presidência dos Estados Unidos.
Além do controle da Casa Branca, o novo mandato de Trump será marcado pelo controle que o partido Republicano terá da Casa dos Representantes - similar a Câmara dos Deputados, no Brasil -, do Senado Federal e da Suprema Corte.
Em sua primeira passagem pela presidência, Trump encarou um Senado democrata. Agora, a expectativa é de que o presidente eleito tenha maior liberdade para implementar suas propostas.