O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi sentenciado e recebeu pena de "dispensa incondicional" pelo crime de fraudar pagamentos à ex-atriz pornô Stormy Daniels. Ele foi condenado criminalmente, mas não enfrentará a prisão, multas ou liberdade condicional.
Trump participou da audiência de maneira virtual, e se declarou inocente. Ele prometeu recorrer do veredito. O republicano apareceu acompanhado do advogado em telas de TV transmitidas para o tribunal com bandeiras dos Estados Unidos ao fundo e não apresentou reação após o juiz Juan Merchan ter concluído a audiência.
Após a sentença, o presidente anunciou nas redes sociais que o que aconteceu com ele foi uma espécie de “caça às bruxas” de “democratas radicais”. Segundo Trump, as acusações eram infundadas, ilegais e falsas. Ele completou dizendo que Juan Merchan, juiz do caso, foi um “juiz altamente conflituoso”, anunciando que vai recorrer da condenação.
O juiz já havia anunciado que não planejava prender o presidente eleito ou multá-lo.
A sentença aconteceu dez dias antes de Trump tomar posse para o segundo mandato. Com isso, o republicano se torna o primeiro presidente do país a ser condenado criminalmente.