UOL - O melhor conteúdo

Trump diz que não descarta terceiro mandato, mesmo sendo proibido pela Constituição dos EUA

Republicano afirma que 'muitas pessoas querem’ que ele continue na Casa Branca

Rádio BandNews FM

Trump diz que não descarta terceiro mandato, mesmo sendo proibido pela Constituição dos EUA
Trump, presidente dos Estados Unidos
Win McNamee/Pool via REUTERS

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, voltou a afirmar, neste domingo (30), que não rejeita a ideia de um terceiro mandato. A medida, no entanto, é proibida pela Constituição Americana, que limita a ocupação do cargo a apenas duas vezes, consecutivas ou não.

Em declaração, o republicano afirmou que, mesmo com a restrição na legislação, há meios para viabilizar um novo mandato, e que opções já foram apresentados para ele, mas não especificou nenhuma delas.

"Muita gente querendo que eu tente ser presidente pela terceira vez, mas eu basicamente digo a eles que temos um longo caminho a percorrer, ainda é muito cedo", acrescentou.

Trump já presidiu os EUA no primeiro mandato, entre 2017 e 2021, antes de retornar à Casa Branca neste ano, quando afirmou pela primeira vez que poderia tentar um terceiro mandato.

Uma das opções para viabilizar a ideia seria tentar emendar a Constituição por meio do Congresso.

Porém, a medida necessitaria de uma maioria de dois terços tanto na Câmara dos Representantes quanto no Senado, números que o Partido Republicano não possui. Além disso, o presidente precisa de apoio de 67% de apoio dos 50 estados do país.

Tópicos relacionados

Aceitar cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar