Trump anuncia tarifas para países que comprarem petróleo e gás da Venezuela

Presidente definiu uma taxa de 25% sobre qualquer negociação feita pelos países compradores com os EUA

Rádio BandNews FM

Trump anuncia tarifas para países que comprarem petróleo e gás da Venezuela
Trump, presidente dos Estados Unidos
Win McNamee/Pool via REUTERS

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (24), que todo país que comprar petróleo e gás da Venezuela será taxado em 25% em qualquer negociação feita com o lado norte-americano. De acordo com o republicano, a medida entra em vigor no dia 2 de abril.

A data é a mesma em que tarifas recíprocas e novas taxas setoriais estão previstas para serem aplicadas. Trump anunciou a decisão após a Venezuela retomar os voos de deportação para os EUA.

Desde a última semana, o republicano afirma que o país venezuelano estaria enviando propositalmente para os Estados Unidos membros da facção criminosa Tren de Aragua, considerada uma organização terrorista por Washington. Por isso, e citando a promessa de evitar a imigração e membros de gangues, Trump reforçou a importância de ter deportado mais de 238 imigrantes da Venezuela para El Salvador, acusados de integrarem essa organização.

Nesta segunda (24), um juiz federal determinou que os migrantes devem ter o direito de contestar essas deportações na Justiça.

Tópicos relacionados