O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou neste sábado (30), impor tarifas de 100% aos países pertencentes ao Brics, caso eles tentassem substituir o dólar em transações no comércio internacional.
O republicano declarou as exigências por meio das redes sociais. Segundo ele, os países inclusos no grupo também devem se comprometer a não apoiar outra moeda que substitua o “poderoso dólar americano”. “Caso contrário, deverão dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia norte-americana", acrescentou.
Trump afirmou que a medida afetaria todos os países do Brics, que é composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos, mesmo que ao menos um deles se comprometa às exigências.
“A ideia de que os países Brics estão tentando se afastar do dólar enquanto nós ficamos parados assistindo acabou”, escreveu. "Eles podem procurar outro 'otário'. Não há nenhuma chance dos Brics substituírem o dólar americano no comércio internacional, e qualquer país que tentar deve dizer adeus aos Estados Unidos", acrescentou Trump.
Em outubro deste ano, durante uma cúpula dos países membro em Kazan, na Rússia, o presidente Lula defendeu a criação de meios de pagamentos alternativos entre si, tirando a necessidade do uso do dólar.
Na mesma reunião, o presidente da Rússia, Vladmir Putin, teria acusado os Estados Unidos de “transformar o dólar em uma arma” e definiu isso como sendo um “grande erro”.
O Brasil assume a presidência do bloco a partir de 2025, e tem a intenção de acelerar essa proposta. Apesar disso, até o momento, Lula e o Ministério de Relações Exteriores do país não se pronunciaram sobre as falas de Trump.