O Palácio do Planalto pode anunciar oficialmente nesta semana a troca no comando do Ministério do Turismo. A pasta comandada pela deputada federal Daniela Carneiro é pleiteada pelo União Brasil, partido deixado pela parlamentar do Rio de Janeiro. O deputado paraense Celso Sabino é o mais cotado para o posto.
Na última quinta-feira (6), em reunião com o ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, a ministra entregou o cargo. Em nota divulgada após o encontro, o Planalto afirmou que a mudança ocorre por questões partidárias e que a deputada mostrou compreensão com a situação.
Ao lado do marido, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, Daniela disse que continuaria a trabalhar pelo governo. Ela é cotada para assumir uma vaga na vice-liderança do governo na Câmara dos Deputados.
Eleita com uma grande votação na região da Baixada Fluminense, Daniela é vista como um ativo político importante para o presidente Lula. Em uma área dominada pelo bolsonarismo, a parlamentar e o marido trabalharam pela eleição do petista.
Em nota, o ministro Alexandre Padilha disse que se reuniria com o União Brasil para definir uma data para a troca no comando do ministério. Na ocasião, o partido deve apresentar oficialmente o nome de Celso Sabino para o posto no Turismo. Ainda não há uma data para a posse, mas como o presidente viaja para a Europa no fim da semana, existe a expectativa de que a situação seja resolvida até lá.