A Secretaria de Saúde do Maranhão acompanha o quadro clínico do tripulante de um navio diagnosticado com a variante indiana do coronavírus.
O indiano de 54 anos teve um agravamento no quadro de saúde e precisou ser intubado na noite desta sexta-feira (21).
O paciente está internado em um hospital particular de São Luis e as 100 pessoas que tiveram contato com ele estão sendo monitoradas pelas autoridades sanitárias locais.
O navio MV Shandong da Zhi chegou ao Maranhão no dia 14 de maio, mas não teve autorização para ancorar porque um dos tripulantes apresentava sintomas de Covid-19.
Testes foram feitos nas 24 pessoas que estavam a bordo e 15 deram positivo, sendo que 6 foram diagnosticados com a variante indiana B.1.617.2.
O navio está fundeado em alto mar, a 35 quilômetros da costa, e a Anvisa acompanha o caso.
A embarcação saiu da Malásia em março, mas fez uma escala na África do Sul, onde a tripulação atual embarcou.
BARREIRA SANITÁRIA
O Ministério da Saúde analisa uma proposta feita pela prefeitura de São Paulo para monitorar a circulação de pessoas vindas do estado do Maranhão para evitar a disseminação da variante indiana. O pedido é para instalação de barreiras sanitárias no estado.
O ministro Marcelo Queiroga participou de uma reunião virtual neste sábado (22) com o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, e o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, para discutir o tema.