Três novos ministros de Lula assumem os cargos nesta quarta (4)

No Itamaraty, a embaixadora Maria Laura Rocha assume a Secretária-Geral das Relações Exteriores

BandNews FM

Três novos ministros de Lula assumem os cargos nesta quarta (4)
Foto: Reprodução

Três novos ministros do governo Lula assumem definitivamente nesta quarta-feira (4) o comando dos ministérios em Brasília. Pela manhã, estão previstas as cerimônias de posse de Ana Moser, no Ministério do Esporte, além de Geraldo Alckmin, que assume o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Às 16h, é a vez de Marina Silva ser reconduzida ao Ministério do Meio Ambiente depois de 14 anos de deixar o cargo no segundo mandato de Lula. O evento está previsto para o Palácio do Planalto e deve contar com a presença de mais de mil pessoas.

Marina Silva é um dos nomes de maior destaque na Esplanada dos Ministérios. Nos primeiros dias do governo, Noruega e Alemanha já anunciaram a retomada das doações para o Fundo Amazônia, mecanismo que recebe recursos internacionais para o financiamento de práticas que ajudem no combate ao desmatamento do maior bioma brasileiro.

A ambientalista é um ativo do novo governo no combate as mudanças climáticas, já que tem o reconhecimento internacional pelo empenho no tema. Marina defende a criação de uma Autoridade Climática para gerir as ações contra as mudanças do clima e apoiou Lula no segundo turno quando o então candidato aceitou a proposta.

Já foram realizadas 29 cerimônias de transmissão de cargo com os novos ministros. Na segunda (2), foram 18 novos ocupantes que tomaram posse. Já na terça (3), foram 11 eventos.

Todos os 37 ministros já foram convocados por Lula para a primeira reunião ministerial do novo governo. Os chefes das pastas devem comparecer ao Palácio do Planalto na sexta-feira (6), às 9h.

Ainda nesta quarta (4), está prevista que a embaixadora Maria Laura Rocha assuma a Secretária-Geral das Relações Exteriores. A primeira mulher no posto será a número dois do Ministério das Relações Exteriores. O Itamaraty é comandado por Mauro Vieira e tem sido um dos principais focos do governo neste início de gestão.

A pasta ficou responsável pela gestão e recepção do maior número de chefes de Estado em uma posse presidencial. Na segunda-feira (2), Lula participou de 15 reuniões bilaterais no Palácio do Itamaraty.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.