Três crianças de El Salvador foram encontradas sozinhas em uma ilha no rio Grande, na fronteira entre o México e os Estados Unidos, divulgou o Instituto Nacional de Imigração mexicano nesta quinta-feira (12).
As três irmãs de um, seis e nove anos foram resgatadas após um alerta da Guarda Nacional americana.
A menina mais velha estaria com a menor nos braços quando foram achadas. Ainda não há informações sobre como elas foram parar no local, que é um ponto de passagem para imigrantes ilegais a caminho do território americano.
O Instituto Nacional de Imigração mexicano divulgou que os diplomatas de El Salvador já estão cientes do ocorrido e em diálogo com autoridades locais. O Ministério de Relações Exteriores de El Salvador ainda citou que está em contato com a família das meninas.
O rio Grande é um dos locais de passagem que os imigrantes tentam ultrapassar para chegar aos Estados Unidos através do México. Mais de duas milhões de pessoas foram detidas pelo governo norte-americano entre 2021 e 2022 tentando chegar ao país.
No último ano, o número de crianças sozinhas na fronteira subiu e aumentou a preocupação das autoridades americanas com a necessidade de apoio e acolhimento dos menores.
Do lado dos Estados Unidos, existem relatos de péssimas condições no acolhimento das crianças.