Um trem descarrilou na Linha 8-Diamante operada pela ViaMobilidade na manhã desta quinta-feira (30). De acordo com a concessionária, ninguém se feriu durante o acidente.
As pessoas que estavam nos vagões foram orientadas pela segurança a desembarcarem do trem. Cerca de 50 passageiros estavam na composição.
A operação foi paralisada na estação Júlio Prestes, próximo ao local do descarrilamento. A empresa afirma que os trens circulam normalmente entre as estações Barra Funda e Itapevi. Passageiros que têm como destino a estação Júlio Prestes devem utilizar a Linha 7-Rubi.
Em nota, a ViaMobilidade afirmou que o acidente aconteceu por volta de 7h por causa de uma falha no equipamento de assistência de mudança de via. A ocorrência aconteceu na região de Júlio Prestes. Passageiros com destino a Júlio Prestes devem descer na estação Barra Funda e utilizar a Linha 7-Rubi.
De acordo com levantamento do Diário do Transporte, desde o início da concessão das linhas 8 e 9 à ViaMobilidade, que se deu no final de janeiro de 2022, foram sete descarrilamentos.
No dia 18 de março, a Linha 8-Diamante registrou um episódio semelhante. No mesmo dia, horas depois, dois vagões de carga foram vistos andando soltos pela linha, desacoplados de uma locomotiva, próximos à estação Osasco.