UOL - O melhor conteúdo

TRE-SP cassa mandato de Carla Zambelli, que fica inelegível por 8 anos

Deputada foi cassada por uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder político

Rádio BandNews FM

TRE-SP cassa mandato de Carla Zambelli, que fica inelegível por 8 anos
Processo que poderia cassar mandato de Zambelli é arquivado
Lula Marques/ EBC

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo decidiu, nesta quarta-feira (30), pela cassação do diploma da deputada federal Carla Zambelli, do PL. Com a decisão, ela se tornou inelegível por oito anos. Para o TRE, houve uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder político.

A ação foi proposta pela deputada federal Sâmia Bonfim, do PSOL, alegando que Zambelli divulgou notícias falsas nas eleições de 2022.

A decisão ainda cabe recurso e não interfere no mandato atual.

Ao votar a favor da condenação, o desembargador Encinas Mafré, relator do processo, citou “abuso da liberdade de expressão e ato de evidente má-fé”, e comentou sobre uma publicação que a deputada teria feito em 2022, em que divulgava que urnas eletrônicas na cidade de Itapeva, no interior de São Paulo, teriam sido manipuladas.

Após a decisão do TRE, Carla Zambelli disse que esse é apenas mais um “sinal de perseguição política e da sanha em silenciar opositores”.

Aceitar cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar