Transações pelo PIX aumentam em mais de 217% em 2023 em relação ao ano anterior

Quantidade de operações passou de 11,7 bilhões, em 2022, para 37,1 bilhões no ano passado

Rádio BandNews FM

PIX ainda será expandido no ano de 2024
Reprodução/Agência Brasil

O número de transações pelo PIX aumentou em mais de 217% em 2023 em relação ao ano anterior. 

A quantidade de operações passou de 11,7 bilhões, em 2022, para 37,1 bilhões no ano passado.

No total, foram R$ 16,9 trilhões movimentados ao longo de 2023, contra R$ 10,9 trilhões no ano anterior. 

Até o momento, 145 milhões de pessoas físicas já se cadastraram no serviço de pagamento, o que equivale a cerca de dois terços da população brasileira. Os dados são do Banco Central. 

O PIX ainda será expandido em 2024. O Banco Central deve lançar o PIX Automático, uma função semelhante ao débito automático em conta, em 28 de outubro deste ano.

O serviço vai viabilizar pagamentos recorrentes mensais sem envolvimento direto do dono da conta, mediante autorização prévia do usuário pagador.

De acordo com o Banco, o novo produto poderá ser utilizado por empresas de diversos segmentos, como serviços púbicos, operações de créditos, escolas, academias, condomínios, serviços de streamings, entre outros.

A autorização do primeiro débito poderá ser confirmada por meio da leitura de QR Code, pelo “PIX Copia e Cola” ou pelo indicador de pagamento

O serviço deverá ser gratuito para o consumidor, mas assim como o PIX tradicional, poderá ser taxado no recebimento pelas empresas.

Originalmente, o PIX Automático estava previsto para ser lançado em abril deste ano, mas foi adiado.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.