Trabalhadores afetados pelas chuvas podem sacar abono salarial em fevereiro

Determinação vale nos estados da Bahia e de Minas Gerais

Rádio BandNews FM

Para ter acesso ao dinheiro, é preciso ter inscrição no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos Foto: Agência Brasil
Para ter acesso ao dinheiro, é preciso ter inscrição no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos
Foto: Agência Brasil

Trabalhadores de municípios afetados pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais podem sacar o abono salarial a partir de 8 de fevereiro, independentemente da data de nascimento.

O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (10), durante uma transmissão pela internet, que teve as participações do ministro do Trabalho e Previdência Social, Onyx Lorenzoni, e do presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Onyx Lorenzoni disse que o pagamento deve ser feito a 107 mil pessoas. No caso dos demais trabalhadores que devem receber o PIS e o Pasep, é preciso seguir o calendário organizado de acordo com o mês de aniversário.

Servidores e trabalhadores da iniciativa privada que receberam, no máximo, dois salários mínimos por mês, em 2020, têm direito aos benefícios.

Têm direito ao abono salarial cerca de 23 milhões de trabalhadores, sendo que 22 milhões recebem o PIS e um milhão recebem o Pasep. O total pago será de R$ 21,82 bilhões, sendo R$ 19,5 bilhões apenas do PIS.

Para ter acesso ao dinheiro, é preciso ter inscrição no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e atuar com carteira assinada por no mínimo 30 dias. O valor do abono é proporcional ao período que o trabalhador esteve empregado no ano.