Título, rebaixamento, Libertadores: entenda a última semana do Brasileirão

Série A será encerrada no próximo domingo (8) e define o rumo de vários times

Rádio BandNews FM

Botafogo campeão da Libertadores
Vitor Silva/Botafogo

Faltam apenas duas rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, e são vários os elementos em jogo nesta etapa da competição. A luta pelo título está centrada apenas no líder Botafogo e no Palmeiras, que busca o tri. Mas as vagas na Libertadores da América para a próxima temporada e a luta contra o rebaixamento à Série B também mexem com os torcedores dos times envolvidos.

TROFÉU

Com 73 pontos e motivado pelo título da Libertadores da América, o Botafogo só depende de si para faturar o torneio nacional - algo que não acontece desde 1995.

Para isso, os cariocas precisam superar o Internacional, fora de casa, antes do embate na última rodada diante do São Paulo, no Nilton Santos.

Os gaúchos perderam a chance de conquista após a derrota para o Flamengo, no último domingo; o já o rival tricolor paulista praticamente está em "férias antecipadas", já com a sexta colocação garantida.

Ao Palmeiras, resta ter um aproveitamento irretocável - além de torcer para um tropeço do Bota, o time de Abel Ferreira precisa vencer o Cruzeiro, fora, antes de encarar o Fluminense, no Allianz Parque.

LIBERTA

Para a próxima edição da Libertadores, o título do Botafogo abriu o G-8 na Série A: ou seja, os oito primeiros colocados do Brasileirão jogam o torneio internacional no ano que vem.

Os seis primeiros já estão garantidos na fase de grupos: além de Bota e Palmeiras, Internacional, Flamengo, Fortaleza e São Paulo carimbaram o passaporte.

Bahia, Corinthians, Cruzeiro e até o décimo lugar Vitória podem fechar o Brasileirão entre os oito melhores.

REBAIXAMENTO

De acordo com o matemático Tristão Garcia, tanto Bragantino (18º), quanto Criciúma (17º), têm 82% de chances de rebaixamento no Brasileirão. Ambos somam 38 pontos, na zona da degola. Atlético-GO e Cuiabá já caíram para a Série B.

O Fluminense chegou aos 40 pontos, e tem 26% de chances de rebaixamento, na 16ª posição. Juventude (42 pontos); Athletico Paranaense (42), e Atlético-MG (44), praticamente se livraram.

Com os resultados da rodada, Vasco, Grêmio e o próprio Vitória findaram qualquer flerte com a segunda divisão.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.