
Um grupo chamado Everyone Hates Elon (“Todo Mundo Odeia o Elon”) destruiu um Tesla Model S nesta semana, em Londres, em protesto contra as ações políticas do bilionário Elon Musk, dono da marca e aliado próximo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O ato na última quinta-feira (10) foi mais um contra o bilionário, uma figura controversa e que tem tido os produtos das próprias empresas como alvo dos manifestantes. As vendas da Tesla na Europa também já foram afetadas pelas opiniões polêmicas e excentricidades do homem mais rico do mundo.
A ação performática, que mesclou arte e protesto, contou com militantes usando capacetes de proteção e marretas para destruir o veículo, avaliado em cerca de £14 mil (aproximadamente R$ 90 mil). O carro, que seria encaminhado para um ferro-velho, foi doado anonimamente para o ato. Segundo os organizadores, o objetivo principal foi “estimular o debate sobre a desigualdade de riqueza”.
Durante o protesto, os participantes se revezaram para golpear o carro ao som de músicas como “...Baby One More Time”, de Britney Spears.
Agora, o veículo será leiloado, e toda a renda arrecadada será destinada a instituições de caridade que atuam em bancos de alimentos.
“Estamos dando às pessoas comuns a chance de mostrar como se sentem em relação a Elon Musk e suas opiniões odiosas. Esta instalação de arte participativa permite que as pessoas expressem sua frustração com a desigualdade de riqueza de forma segura e legal”, afirmou o grupo em nota.