Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu Tonga, uma nação insular no Pacífico, levando as autoridades a emitirem um alerta de tsunami para a região. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o abalo ocorreu neste domingo (30), às 9h18 (horário de Brasília), a uma profundidade de 10 km.
O sistema de alerta de tsunami dos EUA indicou que ondas de tsunami com 0,3 a 1 metro acima do nível da maré são possíveis em algumas regiões da costa de Niue e Tonga. Assim, a agência nacional de desastres do país pediu aos moradores que fiquem longe das praias e do litoral. Terremotos são comuns em Tonga, um arquipélago que abriga cerca de 100.000 pessoas.
O alerta de tsunami deve mobilizar equipes de monitoramento e defesa civil para avaliar riscos à população costeira. Tonga, ainda em reconstrução após o tsunami de 2022, monitora os impactos do tremor enquanto especialistas avaliam riscos no oceano.
O terremoto acontece três dias após outro tremor ter ocorrido na região central Mianmar, no sudeste asiático. O terremoto de magnitude 7,7, ocorreu última sexta-feira (28). De acordo com dados mais recentes, mais de 1,7 mil pessoas morreram, 3,4 mil ficaram feridas e mais de 300 estão desaparecidas. A Tailândia também foi afetada.
A ilha de Tonga está localizada no "círculo de fogo", uma região mais propensa a esse tipo de fenômeno, e desde 1900, pelo menos nove terremotos de magnitude 7, ou superior, foram registrados em um raio de 250 km do epicentro do tremor que ocorreu neste domingo.