UOL - O melhor conteúdo

Terremoto de magnitude 7,1 atinge Tonga, no Pacífico, após tremor em Mianmar

Sudeste asiático segue em alerta após abalo sísmico que deixou mais de 1,7 mil mortos

BandNews FM

Terremoto de magnitude 7,1 atinge Tonga, no Pacífico, após tremor em Mianmar
Equipes de resgate caminham perto de um prédio que desabou após um forte terremoto atingir o centro de Mianmar nesta sexta-feira, segundo serviços de monitoramento sísmico
Athit Perawongmetha/Reuters

Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu Tonga, uma nação insular no Pacífico, levando as autoridades a emitirem um alerta de tsunami para a região. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o abalo ocorreu neste domingo (30), às 9h18 (horário de Brasília), a uma profundidade de 10 km.

O sistema de alerta de tsunami dos EUA indicou que ondas de tsunami com 0,3 a 1 metro acima do nível da maré são possíveis em algumas regiões da costa de Niue e Tonga. Assim, a agência nacional de desastres do país pediu aos moradores que fiquem longe das praias e do litoral. Terremotos são comuns em Tonga, um arquipélago que abriga cerca de 100.000 pessoas.

O alerta de tsunami deve mobilizar equipes de monitoramento e defesa civil para avaliar riscos à população costeira. Tonga, ainda em reconstrução após o tsunami de 2022, monitora os impactos do tremor enquanto especialistas avaliam riscos no oceano.

O terremoto acontece três dias após outro tremor ter ocorrido na região central Mianmar, no sudeste asiático. O terremoto de magnitude 7,7, ocorreu última sexta-feira (28). De acordo com dados mais recentes, mais de 1,7 mil pessoas morreram, 3,4 mil ficaram feridas e mais de 300 estão desaparecidas. A Tailândia também foi afetada. 

A ilha de Tonga está localizada no "círculo de fogo", uma região mais propensa a esse tipo de fenômeno, e desde 1900, pelo menos nove terremotos de magnitude 7, ou superior, foram registrados em um raio de 250 km do epicentro do tremor que ocorreu neste domingo.

Tópicos relacionados

Aceitar cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar