Pelo menos duas pessoas morreram e centenas feridas no norte do Paquistão após um terremoto de magnitude 6,5 atingir a região nesta terça-feira (21). As vítimas são uma menina de 10 anos e um homem de 24 que foram atingidos por desabamentos após o tremor.
No país, diversos arranha-céus na capital Islamabad e nas cidades de Rawalpindi e Peshawar apresentaram rachaduras e foram esvaziados por medida de segurança.
O terremoto foi sentido por aproximadamente 285 milhões de pessoas em 8 países: Paquistão, Índia, Uzbequistão, Tajiquistão, Cazaquistão, Quirguistão, Afeganistão e Turcomenistão.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o epicentro ocorreu no território afegão, a uma profundidade de 194 quilômetros, muito mais do que os 10 quilômetros dos terremotos que causaram destruição na Turquia e na Síria no mês passado.
Houve, ainda, relatos de tremores secundários de magnitude 3,7 ao longo da fronteira entre Afeganistão e Paquistão.
A região centro-sul da Ásia convive com forte atividade sísmica, uma vez que está localizada no ponto de encontro entre a placa tectônica indiana e a placa eurasiática.