O Itamaraty deu início à terceira ação de retirada de brasileiros e familiares palestinos da Faixa de Gaza, a operação acontece duas semanas após a chegada da última leva de repatriados composto por 48 pessoas, a maioria palestinos parentes de brasileiros.
O terceiro grupo já está no Egito desde o início da manhã desta quinta-feira (21), depois de fazer a travessia por Rafah. A autorização para deixar o território palestino foi concedida a 34 pessoas pelas autoridades israelenses.
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), o KC-30, decolou pela manhã do Rio de Janeiro rumo ao Cairo, no Egito, para fazer a retirada dos brasileiros. O voo também carrega 150 purificadores de água portáteis, equipados com kit voltaico (painel solar, inversor veicular e controlador de carga). Esta doação humanitária brasileira será entregue para a Crescente Vermelho Egípcio, organização responsável por fazer o transporte e entrega dos insumos que entram na Faixa de Gaza. A previsão é que o desembarque ocorra nesse sábado (23), em Brasília.
Oito pessoas, porém, seguem impedidas de deixar Gaza mesmo após a revisão dos vetos feitas por Israel. A requisição para revisão foi feita pessoalmente pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.