O Rio de Janeiro entrou no estágio 3, de uma escala de 5 níveis, na madrugada deste domingo (21), por causa da chuva forte que voltou a atingir o estado fluminense. Sirenes foram acionadas em 54 comunidades da capital, e a população foi orientada a procurar abrigo em locais seguros. No início da manhã, após o temporal, os alertas foram desativados.
Segundo a Prefeitura, a cidade ainda tinha 24 bolsões d'água nas primeiras horas da manhã de domingo. Embora a chuva mais forte tenha dado uma trégua, a cidade ainda tem alerta para grandes acumulados ao longo do domingo.
A Avenida Brasil, que na semana passada ficou interditada por quase 10 horas por causa de um alagamento, voltou a ter bolsões d'água, assim como a BR-040, que liga a capital à Região Serrana.
No último fim de semana, motoristas ficaram mais de 12 horas no congestionamento, por causa do alagamento na rodovia, na altura da Refinaria de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A drenagem só foi concluída na segunda-feira (15).
Também neste domingo, a cantora Pitty, que tinha um show marcado no Morro da Urca, cancelou a apresentação, quando já no palco, para manter a segurança da equipe e do público. O público, no entanto, teve dificuldades de deixar o local por conta dos ventos.
Pelas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes pediu que a população evitasse deslocamentos até que a chuva diminuísse, ficando em locais seguros. Também na internet, o governador do Rio, Cláudio Castro, disse que os órgãos de resposta estão mobilizados para atender prontamente as ocorrências deste domingo. Castro pediu ainda que as pessoas evitem áreas de risco e sigam as orientações da Defesa Civil.
Cerca de 30 atendimentos relacionados às chuvas foram feitos pelo Corpo de Bombeiros desde a madrugada. Até o momento, não há informações de feridos por causa do temporal.
Segundo o sistema Alerta Rio, da Prefeitura, as condições do tempo seguem instáveis na cidade, por causa do deslocamento de uma frente fria pelo oceano e seu posterior transporte de umidade para o município. A previsão é de predomínio de chuva moderada ao longo do dia, com ventos também moderados, ocasionalmente fortes, e as temperaturas em declínio acentuado, com mínima prevista de 19°C e máxima de 27°C.
Outros municípios bastante afetados na semana passada também mudaram os estágios operacionais: Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, está em estágio de alerta, o quarto em uma escala de seis, pelo alto risco de inundações e deslizamentos. Já Belford Roxo, na mesma região, está em estágio de vigilância, o primeiro da escala.
Em Duque de Caxias, onde o alagamento na semana passada só retrocedeu depois de dias, moradores também voltaram a sofrer com a chuva forte. Vídeos gravados pela população mostram pontos da cidade onde a água chegou a níveis mais altos. O município segue em estágio de observação.
A Defesa Civil de Mesquita, também na Baixada, pediu que moradores de áreas de risco fossem para casas de parentes ou para um dos três abrigos provisórios na cidade. (tem sonora). Em São João de Meriti, as igrejas servirão de ponto de apoio, durante fortes chuvas.
A cidade de Petrópolis, na Região Serrana, entrou em estágio de atenção, o terceiro em cinco.
Diversas cidades decretaram situação de emergência, após a chuva na semana passada. Doze pessoas morreram no estado. Várias cidades registraram alagamentos. Quase 50 mil pessoas foram impactadas. Mais de 15 mil ficaram desalojadas.