Tempo seco intensifica incêndios em São Paulo e 8 cidades têm focos ativos

Defesa Civil atua com cinco aeronaves no combate às chamas; chegada de frente fria no fim de semana pode ajudar no controle do fogo

BANDNEWS FM

Tempo seco intensifica incêndios em São Paulo e 8 cidades têm focos ativos
Tempo seco intensifica incêndios em São Paulo e 8 cidades têm focos ativos
Gabinete de Crise do Governo SP

O tempo seco e a onda de calor que eleva as temperaturas no estado de São Paulo têm feito crescer os focos de incêndios, principalmente, no interior paulista. Nesta manhã de quinta-feira (26), oito municípios registram focos ativos de fogo. Um dia antes, eram cinco cidades com incêndios.

A Defesa Civil do Estado atua com cinco aeronaves no combate ao fogo. Mas o trabalho com aviões e helicópteros é dificultado pela fumaça e o calor intenso.

A chegada de uma frente fria no fim de semana pode auxiliar no trabalho dos bombeiros. Mas com a previsão de ventos mais fortes antes da chegada da chuva, existe uma preocupação de que o fogo se espalhe.

Na tarde de quarta-feira (25), uma pessoa morreu e um brigadista ficou ferido quando tentava conter às chamas em uma Área de Preservação Permanente em Corumbataí, na região de Campinas. Na mesma área, há um foco ativo de incêndio em Bom Jesus dos Perdões.

Outra frente de trabalho da Defesa Civil foi aberta em Neves Paulista, na região de São José do Rio Preto. Por lá, o fogo atinge as margens da Rodovia Nice Beolchi Ferreira. O levantamento mais recente aponta que 1200 hectares de pastagens, canaviais e floresta foram consumidos.

Na região metropolitana de São Paulo, que tem batido recorde de calor, o trabalho dos bombeiros se concentra em Santa Isabel.

Também há frentes de trabalho no Vale do Paraíba, em São José do Barreiro e Bananal, além de Patrocínio Paulista e Morro Agudo, ambos na região de Franca.

Para esta quinta-feira (26), segue vigente o alerta extremo para o risco de incêndios florestais no estado, com exceção do litoral. Nas proximidades com o mar, por conta da umidade, pode ter até a formação de neblina ao longo da manhã e da tarde, segundo a Marinha.

Tópicos relacionados