Telegram e TSE marcam reunião para discutir política contra desinformação

Tribunal tentava contato com a plataforma desde a eleição de 2020

BandNews FM

TSE e Telegram marcam reunião para combater as Fake News Foto: Reuters/ Ilya Naymushin
TSE e Telegram marcam reunião para combater as Fake News
Foto: Reuters/ Ilya Naymushin

O Tribunal Superior Eleitoral e o Telegram se reúnem virtualmente nesta quinta-feira (24) para discutir políticas contra a desinformação na próxima eleição. O movimento é parecido com o que já aconteceu com outras redes sociais. O encontro foi agendado nesta quarta-feira (23) após o Telegram responder aos pedidos de informação do Tribunal.

A Corte Eleitoral tentava contato com a plataforma desde a eleição de 2020 e reafirmou o convite para se juntar ao trabalho contra as fake news em dezembro do ano passado, quando o primeiro convite oficial foi enviado. Em março o ofício foi reenviado e, por fim, reiterado na última terça-feira (22).

Os técnicos do tribunal vão se reunir a partir das 11h para tentar chegar a um acordo para a rede social firmar a parceria contra a distribuição de fake news durante as eleições presidenciais. O presidente do TSE, o ministro Edson Fachin, não deve participar da reunião virtual.

O canal de mensagens ganhou repercussão nos últimos dias por conta da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes que determinou a suspensão do aplicativo por conta do descumprimento de decisões judiciais do STF que envolviam o Telegram.