As cidade de Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS) passam a contar com a rede de internet 5G a partir desta sexta-feira (29). A tecnologia de quinta geração, que promete ser 100 vezes mais veloz que o 4G, só funcionará em telefones habilitados para a conexão.
A Agência Nacional de Telecomunicações definiu que as operadoras Claro, Vivo e Tim serão as responsáveis pelo fornecimento da rede.
A Tim vai ativar a rede do 5G em 56 bairros da capital mineira, podendo chegar a 70 nas próximas semanas. A Claro confirmou à BandNews FM que, inicialmente, 17 bairros serão contemplados com a cobertura, e que irá expandir o sinal a outras regiões gradativamente. Já a Vivo informou que 19 bairros receberão o sinal.
Na capital gaúcha, de acordo com a Claro, a distribuição leva em conta o índice populacional de cada região e, neste primeiro momento, será liberada para 12 pontos da cidade.
O funcionamento do 5G depende de algumas etapas: as empresas precisam instalar torres de comunicação para ativar o sistema, além de filtros que evitam que outras frequências interfiram no sistema. Também é necessária a distribuição de kits de recepção do novo sinal das TVs parabólicas para a população de baixa renda.
São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia e Salvador devem ser os próximos municípios a receberem o 5G puro, que é oferecido na faixa de 3,5 gigahertz. De acordo com o Ministério das Comunicações, o prazo para que o serviço esteja disponível para todas as capitais é 29 de setembro.