Tebet e Ciro são destaques no debate, enquanto Lula e Bolsonaro não empolgam

Levantamentos do Datafolha e da Quaest mostraram que candidatos da chamada "terceira via" se saíram melhor no debate da Band

Eduardo Frumento

Tebet e Ciro são destaques no debate, enquanto Lula e Bolsonaro não empolgam Foto: Band
Tebet e Ciro são destaques no debate, enquanto Lula e Bolsonaro não empolgam
Foto: Band

As menções positivas aos nomes de Simone Tebet, do MDB, e de Ciro Gomes, do PDT, foram maioria durante o debate da Band realizado na noite deste domingo (28). O primeiro encontro entre os presidenciáveis terminou com avaliação negativa da participação do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição do PL, e regular por parte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.

Levantamento qualitativo do Datafolha aponta que 43% dos eleitores indecisos avaliam a candidata do MDB como melhor debatedora. Ciro Gomes foi melhor avaliado por 22% dos entrevistados, enquanto Lula e Bolsonaro tiveram 10% das menções cada. Felipe D’Ávila, do Novo, foi melhor avaliado por 8% dos entrevistados e Soraya Thronicke teve 2%.

O pior avaliado foi Jair Bolsonaro, com 51% das menções negativas, e Lula teve 21% das avaliações negativas.

O Datafolha conversou com 64 eleitores indecisos, que estavam divididos em três salas virtuais para acompanhar o debate. 67% responderam que o debate foi capaz de mudar a decisão de voto e 80% considera o encontro muito importante.

Os dados foram divulgados pelo jornal Folha de S.Paulo, integrante do grupo organizador do debates. Além do jornal e do Grupo Bandeirantes, o UOL e a TV Cultural participaram da organização do encontro entre os presidenciáveis.

Levantamento do instituto Quaest apontou que Ciro teve 51% das menções positivas, Tebet teve 41% e Lula apareceu com 38%. Bolsonaro alcançou 35% de menções positivas, D’Ávila teve 34% e Soraya apareceu com 32% das menções positivas.

Ouvidos na edição especial do Canal Livre, após o debate, o cientista político Antônio Lavareda destacou a participação das mulheres no encontro e avaliou elas como as grandes vencedoras do encontro.

Para o diretor executivo de jornalismo da Band, Fernando Mitre, as mulheres pautaram o debate e quando estiveram como tema principal foram capazes de prejudicar o presidente Jair Bolsonaro, que respondeu de maneira grosseira a jornalista Vera Magalhães e agiu rispidamente com Simone Tebet.