Tebet anuncia primeiros nomes de secretariado do Ministério do Planejamento

Lista conta com três homens e duas mulheres, mas sem pessoas negras

BandNews FM

Tebet anuncia primeiros nomes de secretariado do Ministério do Planejamento Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Tebet anuncia primeiros nomes de secretariado do Ministério do Planejamento
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, anunciou os primeiros secretários de sua pasta em entrevista coletiva nesta quarta-feira (11).

Entre os cinco nomes anunciados por Tebet estão três homens e duas mulheres. Compõem a lista: Gustavo Guimarães, como secretário-executivo, Paulo Bijos para o Orçamento Federal, Leany Lemos para o Planejamento, Renata Amaral para o Financiamento Externo e Integração Nacional e Sérgio Firpo na nova Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas.

A ausência de pessoas negras chamou atenção por conta de uma fala da própria ministra ainda na semana passada. Tebet afirmou que queria montar uma equipe com diversidade, mas que estava com dificuldade de levar mulheres pretas para trabalhar em Brasília.

Ao ser questionada sobre sua declaração, Simone Tebet afirmou que mulheres pretas normalmente sustentam suas casas, o que torna muito difícil a sua mudança para Brasília. A ministra explicou que o salário oferecido também não é atrativo.

No dia seguinte às declarações de Tebet, Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial empossada nesta quarta-feira (11), encaminhou currículos de mulheres negras para o Ministério do Planejamento.

A economista Vilma Pinto era cotada para assumir uma secretaria, mas acabou descartada por estar em outra esfera federal. Atualmente ela é diretora da Instituição Fiscal Independente, órgão vinculado ao Senado.

Segundo a ministra, o secretariado ainda poderá contar com pessoas negras, mas que o primeiro critério a ser avaliado será a sua capacidade e experiência.