O Tribunal de Contas da União desmentiu o presidente Jair Bolsonaro, que afirmou nesta segunda-feira (07) tem informações sobre um relatório do órgão questionando o número de mortes durante a pandemia de Covid-19. Apoiadores do presidente questionam os números de vidas perdidas e desmerecem as estatísticas oficiais desde o início do avanço da doença.
Nesta segunda-feira, dados oficiais do Ministério da Saúde apontaram 1.010 mortes em 24 horas, totalizando 474.414 vidas perdidas desde o início da pandemia. Foram contabilizados ainda mais 37.156 casos confirmados da doença, somando 16.984.218 infectados.
Na saída do Palácio do Alvorada, conversando com apoiadores, Bolsonaro disse que “o tal Tribunal de Contas da União está questionando o número total de mortes de Covid”. O presidente continua: “O relatório final não é conclusivo, mas em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid, segundo o Tribunal de Contas da União”, afirmou Bolsonaro.
Questionado, o TCU disse desconhecer o relatório e desmentiu a fala do presidente. Em nota, o Tribunal reforça ser falso o relatório intitulado “Da possível supernotificação de óbitos causados pela Covid-19 no Brasil”. O documento falso foi compartilhado nas redes sociais de apoiadores do presidente.