TCU afasta auditor responsável por relatório contestado sobre mortes por Covid-19

Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques elaborou um estudo paralelo que mostraria uma suposta supernotificação das mortes por Covid-19 no Brasil.

Rádio BandNews FM

TCU afasta auditor responsável por relatório contestado sobre mortes por Covid-19
Reprodução/Redes Sociais

A presidência do Tribunal de Contas da União aceita a proposta de afastamento do auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, que elaborou um estudo paralelo que mostraria uma suposta supernotificação da quantidade de mortes por Covid-19 no Brasil. A resolução da ministra Ana Araes nesta quarta-feira (09) segue uma orientação da Corregedoria do TCU.

Alexandre Figueiredo ficará afastado por dois meses após medida sugerida pelo corregedor Bruno Dantas. O ministro sugeriu ainda que a Polícia Federal abra um inquérito para investigar a produção do relatório, que teve autorização da equipe do tribunal para ser produzido e não está no escopo da Corte de Contas.  

No início da semana, o documento foi citado por Jair Bolsonaro como se tivesse sido produzido pelo Tribunal. Hoje, mais uma vez, Bolsonaro falou sobre o relatório e reafirmou que acredito que o país tem um número irreal de mortes pela doença por conta de uma supernotificação.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.