Taxa de juros dos EUA tem maior aumento desde 1994

Fed anunciou elevação em 0,75 pontos percentuais

Rádio BandNews FM

Inflação nos Estados Unidos foi influenciada por alta dos alimentos.
Foto: Reuters

O Banco Central dos Estados Unidos anuncia nesta quarta-feira (15) o aumento da taxa básica de juros do país em 0,75 pontos percentuais.

Essa é a maior alta promovida pelo Federal Reserve desde 1994. O objetivo da elevação é controlar a inflação em território norte-americano. Com isso, os juros nos Estados Unidos passam a variar na faixa entre 1,5% e 1,75%

O reajuste ficou acima do que havia sido sinalizado pelo Fed em um primeiro momento. Em maio, o índice de preços ao consumidor dos EUA chegou a 8,6% no acumulado em 12 meses, maior taxa desde dezembro de 1981.

A inflação dos Estados Unidos também foi impulsionada por preços mais altos para produtos como alimentos, fortemente impactados pela guerra na Ucrânia.

No Brasil

O Comitê de Política Monetária do Banco Central também decidiu subir nesta quarta-feira (15) a taxa básica de juros em 0,5 ponto porcentual. A medida foi tomada por unanimidade e eleva a Selic de 12,75% para 13,25%.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.