A taxa de desemprego no Brasil caiu para 6,1% no trimestre encerrado em novembro, um recuo de 1,4 ponto percentual comparado com o mesmo período do ano passado. Esta foi a menor taxa de desocupação da série histórica da PNAD Contínua, que foi iniciada em 2012.
Antes disso, o menor número de desempregados tinha sido registrado em dezembro de 2014.
A queda da taxa na comparação com o trimestre anterior foi de 0,5 ponto percentual. No último levantamento, realizado em agosto, a porcentagem de desocupação era de 6,6%.
O número de pessoas empregadas subiu para 58,8%, crescendo na comparação trimestral e anual.
IPCA-15
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo registrou um acumulado de 1,51% no período de outubro a dezembro. No ano passado, o resultado havia sido de 0,40%.
Os grupos de produtos e serviços que ofereceram um impacto positivo na economia foram: Alimentação e bebidas, com aumento de 1,47%, Despesas Pessoais, com 1,36%, e Transportes, com 0,46%. Habitação, Artigos de residências e vestuário tiveram um recuo significativo no mercado econômico.
Na categoria de índices regionais, a capital que apresentou a maior variação no mês de dezembro foi Salvador, com alta da gasolina e passagens aéreas, seguida por Belém, Belo Horizonte e Fortaleza. Já a menor variação foi registrada em Brasília, com queda no valor da gasolina e na energia elétrica residencial.
Sob supervisão de Sandro Badaró*