A cidade de São Paulo terá ônibus gratuitos aos domingos a partir do dia 17 de dezembro, da 0h às 23h59. A medida foi anunciada pelo prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes.
O projeto tem como objetivo incentivar o uso do transporte público, ampliar o acesso ao lazer, parques, centros esportivos, eventos culturais, melhorar a economia e a oferta de empregos.
A prefeitura também decretou Tarifa Zero no dia de Natal (25/12), do Ano Novo (01/01) e no aniversário da capital paulista, em 25 de janeiro.
Segundo Nunes, o benefício não vai exigir a ampliação do número de coletivos nas ruas. Estudos da SPTrans demonstram que, aos domingos, há 60% de capacidade ociosa nos ônibus em alguns períodos, o que permite absorver uma demanda maior.
Para o gestor municipal, a Tarifa Zero é também uma ação de promoção da saúde mental dos paulistanos. “É uma questão fundamental para a saúde mental, porque o trabalhador recebe o vale-transporte para ir trabalhar e voltar para casa. Por exemplo, um casal com três filhos gasta R$ 44 com transporte", disse o prefeito.
Os passageiros terão que usar o Bilhete Único, a tarifa não será cobrada no validador. Quem ainda não tiver, o cobrador ou o motorista irão liberar a passagem pela catraca