A CBF anunciou nesta quinta-feira (01) uma novidade para a disputa da Supercopa Rei, no domingo, entre Palmeiras e São Paulo. Pela primeira vez no país, os árbitros serão responsáveis por anunciar as decisões tomadas após revisão do VAR aos torcedores presentes no estádio. A comunicação será replicada também nas transmissões de rádio e televisão.
A medida foi aprovada pela Fifa, que já utilizou o formato durante a disputa do Mundial de Clubes. O plano da CBF é adotar a comunicação da decisão também na Série A do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. A Supercopa Rei abre o calendário nacional do futebol brasileiro em 2024.
Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, explicou que os treinamentos para a implementação da nova comunicação começou já no início de 2023. Segundo ele, a novidade tem como objetivo aumentar a transparência das decisões e humanizar a figura do árbitro, dando a ele o poder de explicação da decisão final.
Segundo Seneme, os árbitros estão orientados a usar uma comunicação rápida e simples, explicando também o motivo da definição do lance.
A equipe de arbitragem do jogo será comandada por Bráulio da Silva Machado. Na cabine do VAR, o árbitro de vídeo será Wagner Reway.