Quatro capitais brasileiras registram as menores temperaturas do ano

Segundo o Inmet, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia e Florianópolis bateram recorde de frio nesta terça (13)

BandNews FM

Quatro capitais brasileiras registram as menores temperaturas do ano
Capitais brasileiras registram as menores temperaturas do ano
Reprodução/ Filipe Macon/ BandNews FM

As capitais Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia e Florianópolis registraram nesta terça-feira (13) as menores temperaturas para o ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O Rio de Janeiro marcou a madrugada mais fria em 13 anos. Às 6h, a temperatura registrada em Jacarepaguá, na Zona Oeste da capital, era de 8,3ºC. A cidade não tinha uma madrugada tão gelada desde 9 de julho de 2011, quando a mínima foi de 8,1°C.  

Os impactos de um ciclone extratropical foram percebidos na praia do Leblon. O mar ainda está de ressaca, com ondas de até 4 metros. Nas redes sociais, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, fez um alerta para que banhistas evitem a orla da praia.  

A região sul do país segue sob quatro avisos do Instituto Nacional de Metodologia (Inmet) para geada e onda de frio, com mudança no grau de severidade. No Rio Grande do Sul, o amanhecer foi marcado por temperaturas negativas em seis municípios. São José dos Ausentes, na Serra, registrou -2ºC com a presença de geada.  

As mínimas estão entre as mais baixas deste ano, segundo a Metsul Meteorologia. Em Urupema (SC), um dos municípios mais frios do país, a mínima foi de -6,4ºC.  

Com geada e temperatura mínima de 1,4°C, Curitiba (PR) registrou o dia mais frio do ano, até o momento, na manhã desta terça-feira (13). A menor temperatura do estado foi em General Carneiro, no sul, com -5,3°C. Na sequência aparecem Palmas, com -3,6°C, e São Mateus do Sul, com -3,4°C nos termômetros.

Em São Paulo, o Inmet registrou 8,6ºC na noite de segunda-feira (12). Já na medição do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), na estação meteorológica em Marsilac, zona sul da capital, os termômetros chegaram a 1ºC.  

Um abrigo temporário foi montado na estação Pedro II da Linha 3 – Vermelha do Metrô e deve ser mantido até quarta (14). Segundo o governo do estado, o abrigo recebeu 425 pessoas desde quando começou a operar, na sexta-feira passada (9).

Tópicos relacionados