A sexta-feira (19) começou com temperaturas negativas nas serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor marca registrada foi em Urubici, na serra catarinense, com cinco graus abaixo de zero.
Uma frente fria que avança pelo Sudeste e Centro-Oeste espalha a chuva pelo país e deixa as temperaturas em baixa por onde passa.
A capital paulista registra chuva desde a madrugada, termômetros perto dos 10°C e precisa de dias frios, nesta que deve ser a segunda onda de frio mais rigorosa do ano, perdendo apenas para a massa de ar polar de maio. Por conta do vento, a sensação térmica é de 2°C na grande São Paulo.
No Sul, tem previsão de neve. Os termômetros de Santa Catarina acordaram marcando -4°C em São Joaquim e -3°C em Urupema.
No Rio Grande do Sul, o dia começou com -2,5°C em São José dos Ausente, -1°C em Cambará do Sul e -0,5°C em Serafina Correa. Houve geada em diversas regiões no início do dia.
Nesta quinta-feira (18), São José dos Ausentes registrou queda de neve granular e chuva congelada.
As capitais do sul não têm previsão de chuva para esta sexta e os termômetros ficam abaixo dos 10°C. No sudeste, tem chuva, vento e queda das temperaturas. No Rio, os termômetros não passam dos 21°C.
Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e Rio Branco, no Acre, também são alcançadas pela frente fria e as temperaturas ficam abaixo da média para esta época do ano.
A capital sul-mato-grossense tem máxima de 15°C. No Acre, dia de tempo nublado e máxima de 25°C.