Sudeste entra em alerta para temporais e ventos de até 100 KM/H

Defesa Civil monitora situação em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais

Por Sandro Badaró

O Sudeste brasileiro está em alerta para a possibilidade de temporais e fortes ventos a partir desta sexta-feira (18). Em algumas regiões, os acumulados de chuva podem chegar a 100 milímetros, com ventos de até 100 Km/h. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Em São Paulo, o alerta entra em vigor uma semana após o recorde de ventos que deixou mais de 1,5 milhão de pessoas sem energia elétrica, algumas por mais de 130 horas. De acordo com a Climatempo, os ventos podem chegar a 90 Km/h na Grande São Paulo e cidades do interior. Na última sexta-feira (11), a capital paulista registrou o recorde histórico da força dos ventos com rajadas de até 107 km/h.

A Defesa Civil paulista mobilizou equipes em todo o estado e montou um gabinete de crise junto com prefeituras e concessionárias de energia. E após críticas ao trabalho da Enel na última semana, agentes do órgão público vão monitorar a situação e o trabalho de reestabelecimento da energia dentro das empresas.

As organizações de alguns eventos em espaços abertos estão adiando as apresentações. O show do cantor Léo Santana no Parque do Ibirapuera, marcado para este sábado (19), foi adiado para o domingo (20).

No Rio de Janeiro, os dois shows do cantor Bruno Mars, no estádio Engenhão, estão confirmados para sábado (19) e domingo (20). A cidade está em alerta para a possibilidade de temporais e o chamado “cavado”, fenômeno formado por instabilidades que potencializam a força do vento e a chuva. A Prefeitura do Rio também montou uma operação especial para eventuais danos na cidade e alertou a população.

O alerta de temporais também foi emitido em Minas Gerais e outros estados fora da região sudeste, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte do Paraná.