STJ autoriza quebra de sigilos telefônico e fiscal do governador do Rio

Cláudio Castro é investigado por suspeita de corrupção em mesma operação que teve como alvo irmão dele

BandNews FM

Cláudio Castro teve sigilos telefônico e fiscal quebrados
Divulgação/Governo do Rio de Janeiro

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) quebra os sigilos fiscal e telefônico do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ), que é alvo nesta quarta-feira (20) de uma operação. Ele é investigado por suspeita de corrupção. A quebra dos sigilos foi pedida pela Polícia Federal (PF). 

A ação, que foi batizada de Sétimo Mandamento, teve um mandado de busca e apreensão cumprido contra o irmão de criação de Castro, Vinicius Rocha. Também foram alvos o gestor de governança socioambiental da Cedae (Companhia Estadual de Águas), Allan Borges Nogueira, e a subsecretária de Integração Sociogovernamental e de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Governo, Astrid de Souza Brasil Nunes.

O governador não foi alvo das buscas, mas está na lista dos investigados. A Polícia Federal quer descobrir se houve desvios em contratos da área de assistência social do governo do Rio de Janeiro e se foi paga propina a agentes públicos.

Em nota, os advogados de Cláudio Castro afirmaram que não há nada contra ele. "Nenhuma prova e tudo se resume a uma delação criminosa, de um réu confesso, a qual vem sendo contestada judicialmente", diz, em nota, a defesa do governador. Segundo os advogados, a operação não traz nenhum novo elemento à investigação que já está em curso desde 2019.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.