STJ anula quebra de sigilo de Flávio Bolsonaro em investigação por “rachadinhas” na Alerj

Da Redação

STJ anula quebra de sigilo de Flávio Bolsonaro em investigação por “rachadinhas” na Alerj
Reprodução TV
Foto: Wilson Dias

O Superior Tribunal de Justiça decidiu anular as quebras dos sigilos bancário e fiscal do senador Flávio Bolsonaro no processo das “rachadinhas” na Assembleia Legislativa no Rio de Janeiro.

Os pedidos da defesa começaram a ser analisados pela 5ª Turma do STJ em novembro de 2020, mas um pedido de vista do ministro João Otávio de Noronha e outro do ministro Felix Fischer adiaram a conclusão do julgamento.

O julgamento encerrado nesta terça-feira teve placar de 4 votos a 1.

Votaram pela anulação os ministros João Otávio de Noronha, Reynaldo da Fonseca, Ribeiro Dantas e Joel Ilan Paciornik. O ministro Felix Fischer, relator da ação, votou pela manutenção da quebra dos sigilos.

A justificativa dos magistrados que discordaram do relato foi de que a decisão que permitiu a devassa nas contas do senador não foi devidamente fundamentada, como prevê a lei.

O resultado deste julgamento pode impactar outros procedimentos do Ministério Público do Rio na investigação sobre a devolução de salários de funcionários do gabinete de Flávio, que denunciou o político e outras 16 pessoas em outubro do ano passado.

O caso está parado esperando uma decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o foro apropriado para o julgamento da ação.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.