STF libera transferência de Roger Abdelmassih para hospital penitenciário

Médico acusado de abusar pacientes está preso desde 2014 no interior de São Paulo

Rádio BandNews FM

STF libera transferência de Roger Abdelmassih para hospital penitenciário
Decisão do STF foi publicada no Diário da Justiça desta segunda-feira (06)
Foto: SENAD/Reprodução

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, liberou que o ex-médico Roger Abdelmassih deixe o presídio de Tremembé e vá para um hospital penitenciário. Condenado a mais de 170 anos de prisão por abuso contra pacientes, ele está preso desde 2014.

A decisão do STF foi publicada no Diário da Justiça desta segunda-feira (06) e atende - em parte - a um pedido feito pela defesa dele.

Os advogados de Abdelmassih queriam que a prisão preventiva do ex-médico fosse revogada ou que ele cumprisse o resto da pena em casa.

Lewandowski "não conheceu" o pedido de Habeas Corpus original, isto é, recusou a analisar o mérito do pedido, mas, de ofício, levando em conta a situação de saúde e financeira do condenado, determinou que ele fique no hospital penitenciário até que tenha condições de retornar ao cárcere:

"Isso posto, não conheço do presente writ, mas, concedo a ordem de habeas corpus, de ofício, para determinar a imediata internação do paciente no Hospital Penitenciário do Estado de São Paulo até que restabeleça condições clínicas satisfatórias, nos termos exatos fundamentos desta decisão", disse.