STF inicia julgamento de mais 250 acusados de envolvimento no 8 de janeiro

Corte já aceitou denúncia contra 300 investigados pela Procuradoria-Geral da República

BandNews FM

STF inicia julgamento de mais 250 acusados de envolvimento no 8 de janeiro
STF inicia julgamento de mais 250 acusados de envolvimento 8 de janeiro
Foto: Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal iniciou nesta quarta-feira (3), no plenário virtual, o julgamento que pode tornar réus mais 250 denunciados por envolvimentos nos atos criminosos de oito de janeiro. Os ministros têm uma semana para depositarem os votos. O relator Alexandre de Moraes votou por aceitar as denúncias.

Essa é a terceira leva de processos analisadas pelo STF. Na noite da terça-feira (2), a Corte finalizou o julgamento que tornou réus mais 200 participantes das invasões e depredações nas sedes dos três Poderes em Brasília. Em abril, os magistrados já tinham acatado a denúncia contra 100 investigados.

No último julgamento, os ministros Kássio Nunes Marques e André Mendonça foram contrários a tornarem réus as pessoas presas em frente ao Quartel-Geral do Exército na capital federal. Segundo os magistrados, não ficou comprovado a participação destas pessoas nos atos. Ambos ainda alegaram que os investigados não têm foro privilegiado e deveriam ser julgados pela primeira instância da Justiça Federal.

Ao todo, a Procuradoria-Geral da República denunciou 1.390 pessoas por envolvimento nos atos de oito de janeiro.

Ao se tornarem réus, todos respondem por crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.