STF: Forças Armadas não tem "Poder Moderador"

Por unanimidade, ministros do Supremo Tribuna Federal decidem que as FFA não podem interferir em conflitos envolvendo os Três Poderes

Rádio BandNews FM

Supremo Tribunal Federal
Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal decide, por unanimidade, que as Forças Armadas não têm "Poder Moderador". Todos os ministros seguiram o entendimento do relator do caso, Luiz Fux, que defende o artigo 142 da Constituiçao Federal. O texto estabelece que "Exército, Marinha e Aeronáutica não podem interferir em conflitos entre os Três Poderes", eliminando qualquer tipo de brecha para o que chamam de "intervenção militar constitucional".

Os votos foram bem enfáticos ao delimitarem o alcance de poder dos militares. A ministra Carmen Lúcia, por exemplo, qualificou qualquer outro tipo de interpretação da lei como um "delírio antijurídico" ou "desvario antidemocrático". O ministro Alexandre de Moraes disse que a tese não passa de uma "pífia, absurda e antidemocrática interpretação golpista".

O julgamento no STF é decorrente de uma ação movida pelo PDT, que questionava os limites das Forças Armadas, entendendo que a atuação dos três braços das forças limitem-se a três situações específicas: intervenção federal, Estado de Sítio e Estado de Defesa.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.