STF exige que defesa de Bolsonaro comprove convite à posse de Trump

Ex-presidente tem o passaporte retido, mas tenta obter autorização para viajar aos EUA

Maria Cecília Dallal*

Ex-presidente Jair Bolsonaro em encontro com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump
Alan Santos/PR

O Supremo Tribunal Federal aguarda por mais informações para decidir se o ex-presidente Jair Bolsonaro poderá viajar aos Estados Unidos para participar da posse de Donald Trump, marcada para a próxima segunda-feira (20), que oficializa o retorno dele à Casa Branca.  

Bolsonaro alega que foi convidado por Trump para comparecer ao evento. No entanto, o ministro do STF Alexandre de Moraes afirma que a defesa do ex-presidente não apresentou o documento oficial que comprove o convite à cerimônia. 

Em uma declaração no X, antigo Twitter, o advogado de Jair Bolsonaro, Fabio Wajngarten, afirmou que cumprirá as exigências de Moraes e que o convite será encaminhado ao Supremo. 

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Bolsonaro teve o passaporte apreendido pela Polícia Federal deste fevereiro de 2024. Até o momento, a Corte já negou três pedidos da defesa do ex-presidente pela devolução do passaporte. 

A decisão final do STF deve ser anunciada somente após a análise de uma nova documentação e uma manifestação sobre o pedido pela Procuradoria Geral da República. 

Sob supervisão de Beatriz Mirelle*

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.