STF: denúncia contra 100 criminosos do 08/01 devem ser aceitas nesta segunda

Corte já formou maioria para acatar denúncia da Procuradoria Geral da República

BandNews FM

STF forma maioria para tornar réus 100 denunciados por atos criminosos em Brasília
Agência Brasil

Será encerrado nesta segunda-feira (24) o julgamento do Supremo Tribunal Federal que decide se 100 pessoas denunciadas por participar dos atos criminosos do dia 8 de janeiro devem se tornar réus.

Até o momento, o placar está em 8 a 0, o que garante maioria na Corte mesmo sem os votos dos ministros André Mendonça e Kássio Nunes Marques, que não compartilharam suas posições.

Os dois últimos votos foram dados pelos ministros Rosa Weber e Luiz Fux, seguindo as decisões do relator Alexandre de Moraes e dos ministros Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Edson Fachin e Cármen Lúcia.

O STF começou a julgar as denúncias no dia 18 de abril, 100 dias após o ataque, e a votação acontece no plenário virtual da corte.

Ao se tornarem réus, todos vão responder por crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.

Nesta terça-feira (25), os ministros começam um novo julgamento para aceitar ou não as denúncias contra outros 200 invasores que participaram dos atos em janeiro.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.