STF chega a 9 votos para manter Moraes relator de inquéritos que investigam Bolsonaro

Pedido para retirar ministro partiu da defesa do ex-presidente; advogados alegam interesse direto de Moraes nas investigações

Rádio BandNews FM

STF chega a 9 votos para manter Moraes relator de inquéritos que investigam Bolsonaro
Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques votou nesta sexta-feira (13) contra o pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro para retirar o ministro Alexandre de Moraes do relatório de inquéritos que investiga a tentativa de golpe de estado no final de 2022 e dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Com a posição de Marques, o STF acumula 9 votos a favor de manter Moraes na análise dos casos.

De acordo com o inquérito, Bolsonaro é suspeito de participar e incentivar o planejamento das ações. A defesa do ex-presidente entrou com um recurso pedindo a saída de Moraes do caso alegando que o ministro é "parte ou diretamente interessado" nas investigações.

Em contrapartida, Luís Roberto Barroso, presidente do STF e também relator do caso, se manifestou. Segundo ele, os fatos narrados pela defesa de Bolsonaro não caracterizam as situações legais que comprometeriam a parcialidade do julgador.

Marques declarou apoio ao discurso do relator, acrescentando que o pedido dos advogados do ex-presidente não apontou um motivo previsto em lei para desqualificar a relatoria de Moraes.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.