A colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM, repercutiu os dados recentes divulgados pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria estadual da Saúde de São Paulo a respeito da epidemia de dengue. A doença causou um forte impacto na área e causou preocupação aos órgãos públicos.
No entanto, após atingir seu pico no fim do primeiro trimestre, a doença passou a cair em um ciclo de queda e há uma tendência de que sua desaceleração seguirá neste mês de junho.
Segundo dados oficiais, houve uma queda de 26,3% no número de infectados pela dengue em maio, se comparado ao mês de abril. O índice de mortos também registrou uma diminuição de 59%.
Em abril, houve um total de 514.411 paulistas infectados pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Já em maio, o número foi de 378.659 casos confirmados. No atual mês de junho, até a última quarta-feira (19), foram registrados 34.106 casos positivos de infecção pela dengue.
Já em relação ao número de vítimas da doença infecciosa, foram registrados 521 óbitos em março, 332 mortes em abril e 136 fatalidades pela dengue em maio. Até a última quarta-feira, o mês de junho contabilizou quatro pessoas mortas em razão da doença.