O sábado (05) será dedicado para a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Mais de 403 mil paulistas estão com a imunização incompleta devido ao atraso para comparecerem aos postos de saúde.
Serão 5 mil locais de vacinação em todos os municípios do estado. As vacinas AstraZeneca e CoronaVac estarão disponíveis nos postos.
O intervalo de aplicação varia de 12 semanas, no caso da vacina produzida pela Fiocruz, e 4 semanas, no caso do imunizante do Instituto Butantan.
As autoridades garantem que não há falta de vacinas, mas, atraso no comparecimento aos postos.
CAPITAL PAULISTA
Na capital paulista, são 169.419 paulistanos com a vacinação atrasada. A imunização estará disponível em 468 Unidades Básicas de Saúde, entre 8h e 17h.
Também estarão disponíveis as vacinas da gripe. Lembrando que é preciso esperar 14 dias entre a vacinação contra o vírus Influenza e da Covid-19.
Hoje, os drive thrus estão fechados e reabrem na segunda-feira. Para saber a relação completa dos postos de vacinação, acesse aqui.
AMPLIAÇÃO DA VACINAÇÃO
O governo de São Paulo anunciou que grávidas e puérperas (quem deu à luz há até 45 dias) sem comorbidades poderão se vacinar a partir do dia 10 de junho.
As mulheres maiores de 18 anos nessas condições serão vacinadas com doses da Pfizer ou da CoronaVac. As puérperas podem se imunizar também com a vacina da AstraZeneca.
A estimativa é vacinar até 400 mil pessoas deste grupo.
Na capital paulista, no entanto, a vacinação de grávidas e mães recentes começa já na segunda-feira (7). Será preciso apresentar indicação médica para a imunização e os documentos do pré-natal ou a certidão de nascimento quando for o caso.
Serão 600 pontos de vacinação, entre UBSs e mega postos, com vacinação a pé, espalhados por todas as regiões da capital paulista.
Em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, o governo estadual afirmou que o Instituto Butantan vai receber um lote de 6 mil litros de insumo da CoronaVac no dia 28 de junho. Com a entrega do montante, o Butantan será capaz de produzir 10 milhões de doses.
O Instituto retomou a produção da vacina no final de maio, depois de uma paralisação de duas semanas por falta de insumos. Na ocasião, a produção foi reiniciada depois de um recebimento de 3 mil litros do IFA.
DADOS DA VACINAÇÃO
Em todo país cerca de 71.265.488 de doses da vacina foram aplicadas, sendo 48.461.660 (22,89% da população) aplicações da 1ª dose e 22.803.828 (10,77% da população) aplicações da segunda dose dos imunizantes, de acordo com dados do Consórcio de veículos de imprensa.