O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), admitiu falhas no sistema de alerta por SMS utilizado no litoral Norte do estado e afirmou que sirenes serão instaladas.
As informações foram passadas em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (23), no município de São Sebastião, atingido pelos temporais desde a semana passada.
O sistema de alerta por mensagem de texto, o SMS, foi utilizado dois dias antes das fortes chuvas que atingiram o litoral, para avisar a população. Porém, não há um número preciso de quantas pessoas tenham recebido o alerta efetivamente no fim de semana. Até agora, a tragédia deixou pelo menos 49 mortos.
De acordo com Tarcísio, serão instalados sistemas de sirenes já utilizados em outros estados como o Rio de Janeiro. Além disso, o governador afirmou que deve ser oferecida capacitação aos moradores, para que eles saibam como proceder caso a sirene dispare. Ele ainda admitiu as falhas do alerta por SMS, indicando a necessidade de um "sistema mais efetivo".
Durante a coletiva, foram anunciadas outras medidas, como a substituição de radares meteorológicos por modelos mais atuais e criação de rotas de fuga para moradores de áreas de risco.