Número de roubos em Moema, na zona sul de São Paulo, cresce 60% entre abril e agosto de 2021.
Moradores têm sido vítimas de assaltos envolvendo bandidos disfarçados de entregadores de comida por aplicativo.
A qualquer hora do dia, os criminosos agem no bairro nobre.
Nem mesmo as câmeras de segurança e as rondas particulares inibem a ação dos ladrões.
Um morador, que prefere não ser identificado e por isso teve a voz distorcida, conta que foi vítima por duas vezes, num intervalo de um mês entre os assaltos.
“Eu estava andando com os cachorros por volta das 8 horas da noite, quando fui abordado por 3 motoqueiros”, disse.
Entre os meses de abril e agosto, houve um aumento de quase 60% no número de roubos totais no 96ºDP Monções, delegacia que atende a região de Moema.
Neste período, foram registrados 467 casos de roubos, contra 293 no mesmo período de 2020.
Os assaltos à mão armada são cada vez mais comuns no bairro, de acordo com o relato desse morador.
“Eles estão vestidos de entregadores de alimentos e assim fazem mais assaltos porque abordam as pessoas. Um dia desses eu estava com um cachorro e engatilharam a arma pra gente”, lembra.
Há algumas semanas, a associação de moradores do bairro colocou faixas em várias ruas para que moradores fiquem atentos aos possíveis roubos e assaltos.
Também é uma tentativa de intimidar os ladrões.
O presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Moema, Ronaldo Marzagão, dá dicas para que os moradores não sejam vítimas dos criminosos.
“Hoje em dia o celular é um dos itens mais visados. Recomendamos não andar com o aparelho nas ruas. Outra dica ao entrar e sair de casa observar quem está próximo e se proteger diante de ações suspeitas”, explica.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública disse que o policiamento será intensificado na região de Moema, a fim de ampliar a segurança da população e reduzir a incidência de crimes.
De acordo com o órgão, nos primeiros oito meses do ano, 800 criminosos foram presos, 111 veículos recuperados e 6 armas ilegais foram apreendidas nas regiões das delegacias de número 27 e 96.