A campanha de vacinação contra a Covid-19 para gestantes e puérperas com comorbidades será retomada na próxima segunda-feira (17) na cidade de São Paulo com os imunizantes Pfizer e CoronaVac, segundo anúncio feito pela gestão estadual.
Haverá reserva de doses para essas mulheres nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) nos dias 17, 18 e 19 deste mês. Mas atenção: quem não se vacinar nesses dias terá que esperar a chegada de novos lotes.
No total, 100 mil gestantes e mulheres adultas (com 18 anos ou mais) que tiveram partos recentes poderão se vacinar.
As grávidas em qualquer período gestacional deverão apresentar comprovante de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico. As puérperas podem utilizar a declaração de nascimento da criança.
Para ambos os casos, é necessário comprovar a comorbidade apresentando documentos de saúde como exames, receitas, relatório ou prescrição médica, bem como cadastros pré-existentes nas UBS.
Confira aqui a relação de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde.
Por enquanto, a vacinação com o imunizante Oxford/AstraZeneca segue suspensa em todo o país para grávidas e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias.
Interrupção
Desde terça-feira (11), diversos estados e municípios optaram por suspender a imunização de mulheres grávidas com doses da AstraZeneca. A decisão foi tomada após orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que foi notificada do caso de uma gestante de 35 anos, vacinada com o imunizante de Oxford, que morreu após um acidente vascular cerebral hemorrágico. O caso ainda está em investigação para saber se o óbito tem relação com a aplicação do imunizante.