O governador de São Paulo, João Doria, determinou que a Secretaria Estadual de Saúde negocie a compra das vacinas da Pfizer para as crianças de 5 a 11 anos. A pasta enviou um ofício já nesta quinta-feira (16) à farmacêutica comunicando o interesse do estado na aquisição das doses.
A informação foi divulgada em primeira mão pela colunista da BandNews FM Mônica Bergamo nesta sexta-feira (17).
A aprovação do imunizante pela Anvisa foi anunciada na quinta-feira (16), mas o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que não há uma data definida para iniciar a campanha nacionalmente: “Quanto tempo a Anvisa demorou para dar um posicionamento acerca dessas doses? É preciso ser feito uma análise, a avaliação da Anvisa é uma avaliação. A avaliação que é feita pela câmara técnica do ministério é outra avaliação. O ministério vai discutir amplamente esse assunto com a sociedade”.
Ou seja, ainda não há uma definição sobre a compra das doses da vacina pediátrica, já que é uma fórmula em frascos menores e com especificações diferentes para evitar confusão na aplicação.
Após a fala de Queiroga, Doria se manifestou por uma rede social se mostrando contrário à decisão do ministério. “Inadmissível o Governo Federal não iniciar imediatamente a vacinação das nossas crianças. É muito descaso com a vida dos brasileiros. Eles continuam relativizando uma pandemia que arruinou famílias inteiras. É sórdido perpetuarem o sofrimento de pais, mães e filhos”.