O trio flagrado por tentativa de furto de cabos dos trens da Linha 9-Esmeralda vai passar por audiência de custódia nesta terça-feira (11).
Eles foram flagrados por agentes de segurança na estação Presidente Altino, em Osasco, na Grande São Paulo.
O grupo portava ferramentas especificas de corte no momento da abordagem. Segundo testemunhas, os dois homens estavam dentro do pátio e a mulher dava cobertura pelo lado de fora.
Segundo a concessionária ViaMobilidade, foram pelo menos seis furtos de cabos e equipamentos neste mês, sendo duas tentativas apenas no último fim de semana.
A empresa diz que os atos de vandalismo têm prejudicado as operações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Os fios transmitem informações sobre a sinalização para os condutores e evitam colisões entre trens.
A Via Mobilidade chegou a apontar "sabotagem" no caso. No entando, o delegado Léo Francisco Salem, responsável pelas investigações, diz que os criminosos têm dependência química e venderiam os materiais furtados para compra de drogas.
De acordo com a polícia, os três vivem em situação de rua e não portavam documentos. Eles podem responder por furto qualificado tentado, com pena de um a quatro anos de prisão.
Para evitar novos atos de vandalismo, a Via Mobilidade diz que tem reforçado a segurança nas estações.