Nesta quinta-feira (18), a capital paulista começar a aplicar a nova regra que libera a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 cinco meses depois da imunização completa. O imunizante a ser usado será o da Pfizer e poderá receber a terceira dose quem completou o esquema vacinal até 27 de abril. Isso vale para quem tomou CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer.
Na cidade, a aplicação dessa dose de reforço será feita de forma escalonada. Na sexta-feira (19), será a vez dos moradores da capital que tomaram a segunda dose até 17 de junho.
O secretário Edson Aparecido conta que o intervalo da terceira dose também foi reduzido para cinco meses para professores acima de 40 anos e trabalhadores da saúde.
A partir da próxima segunda-feira (22), a vacinação do reforço contra a Covid-19 será estendida para os profissionais da Educação que têm idade entre 18 e 39 anos. A medida vale para professores e demais funcionários de escolas públicas e particulares da cidade de São Paulo.
A Prefeitura de São Paulo ainda aguarda um ofício do Ministério da Saúde para iniciar a aplicação da segunda dose para quem tomou a vacina da Janssen contra a Covid-19.
Nesta terça-feira (16), o governo federal decidiu que quem tomou a vacina americana de dose única deve receber uma segunda aplicação dois meses depois da primeira. Só então, após cinco meses, é que essa pessoa poderá receber a terceira dose da Janssen.
Em entrevista à Rádio BandNews FM, o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, disse que essa situação deve ser esclarecida nos próximos dias. No momento, a orientação para quem tomou Janssen é aguardar.